INDÚSTRIA & COMÉRCIO
Curitiba, 18/03/1993 - p. A12

A arte e o ofício da literatura segundo Cristovão Tezza

David Campos
(Participaram também desta entrevista Aroldo Murá Gomes Haygert, Jamil Snege e Gladimir Nascimento)

Indústria & Comércio - O sr. começou a escrever cedo?
Cristovão Tezza - Eu estou com quarenta anos. Comecei a escrever com 15.
l&C- Com essa idade já escrevia a sério?
Cristovão Tezza - A gente acha que é a sério.
I&C - O sr. escrevia o quê?
Cristovão Tezza - Poesia, como todo adolescente. Aí, eu comecei a mostrar para o Jamil (Snege), que era meu professor de Literatura. Ele achou que estava uma droga e eu mudei de rumo.
l&C - E quando o sr. começou a publicar?
Cristovão Tezza - Comecei com "A Cidade Inventada", um livro de contos, em 1980. E aí não parei mais. Veio "O Terrorista Lirico', "O Ensaio da Paixão" , em seguida "Trapo" e "Aventuras Provisórias". Depois veio "Juliano Pavollini", "A Suavidade do Vento" e esse ano sai "O Fantasma da Infância.
I&C - Como foi esse caminho, dos 15 anos, quando o sr. começou a escrever, até publicar o primeiro romance?
Cristovão Tezza - Naquela geração, tinha-se projetos existenciais. Pensava-se a vida num outro sentido, de se ter uma maneira alternativa de viver. Era uma geração sonhadora. Havia um certo sentido de responsabilidade com as coisas que acontecem no mundo. E eu, depois de terminar o 2º grau, demorei a entrar na universidade. Abri urna relojoaria, fiz um pouco de tudo. Aí, em 1977, eu casei e entrei na universidade, que me deu condições de trabalhar como professor, que é o que me possibilita escrever.
I&C - O sr. é professor na UFPR de Lingua Portuguesa. Já pensou em lecionar Literatura?
Cristovão Tezza - Nunca conseguiria dar aulas de Literatura.
I&C - Por quê?
Cristovão Tezza - A Literatura é para uso próprio.
I&C - O sr. tem algo inédito, na gaveta?
Cristovão Tezza - Não. Já houve uma fase em que eu cheguei a ter quatro livros inéditos. Para se ter uma idéia, o "Trapo" foi escrito em 1982 e publicado em 1988. Nesses seis anos, eu escrevi mais três romances. Mas agora se estabilizou minha relação com a editora. O livro que eu acabei agora sai até o final do ano.
I&C - Os escritores do Sul, salvo exceções, nunca tiveram grande proeminência se comparados aos do Nordeste, por exemplo. Como está o mercado do Sul hoje?
Cristovão Tezza - Curitiba se ressente da falta de uma grande editora que centralize a pradução, como sempre aconteceu em Porto Alegre. Por exemplo, a Editora Globo, que foi uma das mais importantes do País nos anos 50, e agora tem a Mercado Aberto, a LP&M, a Tchê. E em Curitiba nunca deu certo. Eu até participei da fundação de duas: da Co-Editora e a Criar, que por falta de condições, de capital, não deram certo. É um investimento de alto risco. E com uma recessão brutal... e pouca gente lê. Hoje, tiragem de 1500, 2000 exemplares, significa que vendeu muito bem. Há poucos, dois ou três escritores, que no Brasil conseguem independência somente escrevendo.
I&C - E como está o panorama literário aqui do Sul?
Cristovão Tezza - É difícil saber. Não dá para acompanhar. Eu sei que há muita gente produzindo e deve haver muita coisa na gaveta, porque publicar um livro de uma pessoa desconhecida é muito dificil. Em Curitiba, a produção é bastante diversificada. Não há propriamente uma escola curitibana, uma linha só. Certamente, se houvesse uma grande editora que pudesse dar vazão a essa produção o destaque seria maior.
I&C - Dos seus livros, qual o sr. gosta mais?
Cristovão Tezza - O que eu acabei de escrever. "O Fantasma da Infância".
I&C - Do que trata o livro?
Cristovão Tezza - Eu tenho dificuldade em falar dos meus próprios livros. Éum livro contemporâneo, que se passa em Curitiba em 1992, e há uma outra parte que se passa em Florianópolis em 1982. Nele, eu amadureço meus temas. Tecnicamente e tematicamente, é o meu livro mais maduro.
I&C - "Trapo" é o seu maior sucesso?
Cristovão Tezza - Sim. Está na quarta edição e já vendeu uns dez mil exemplares, o que é surpreendente.
I&C - Foi o "Trapo" que abriu os caminhos para você?
Cristovão Tezza - Foi. Pelo fato de ter sido publicado pela (Editora) Brasiliense. Esse foi um dos motivos. Uma grande editora sempre consegue divulgar melhor e se o livro corresponde... Foi uma união feliz.
I&C - O "Trapo" foi rotulado como um livro ao estilo do escritor norte-americano Charles Bukowski, que é muito lido por adolescentes e jovens. Isso atrapalhou?
Cristovão Tezza - Esse foi um mal-entendido que saiu publicado no posfácio do livro. Em 1982, quando eu escrevi o livro, nem sabia quem era Bukowski nem John Fante (escritor norte-americano). Esse aspecto do livro para jovem é um traço da Editora Brasiliense, principalmente do Caio (Prado, editor, morto há pouco tempo). O Caio marcava a produção editorial muito nesse sentido. Sempre houve coleções, como o "Circo de Letras", "Cantadas Literárias", direcionadas para um determinado público, visando formar leitores.
I&C - Como é seu processo de criação?
Cristovão Tezza - Eu fico um ano com a idéia na cabeça, amadurecendo. Eu já tenho a idéia para o próximo romance na cabeça.
I&C - Que critérios o sr. utiliza para escolher entre várias idéias, qual a melhor?
Cristovão Tezza - São temas que às vezes ficam anos na minha cabeça até tomar corpo ficcional. E quando eu começo a escrever já tenho uma estrutura quase que completa.
I&C - E quanto tempo o sr. leva para escrever um livro?
Cristovão Tezza - De oito meses a um ano.
I&C - Já aconteceu de o sr. escolher um tema e, na hora de abordá-lo, não se resolver, obrigando-o a recuar?
Cristovão Tezza - Já. Eu já tive alguns romances gorados, que eu escrevi 30, 40 páginas e cheguei à conclusão de que aquele não era o momento. Por isso que eu me sinto seguro quando tenho um arcabouço inteiro, mesmo que, no decorrer do trabalho, o livro tome outra direção. Esse "O Fantasma da Infância", que vai sair, eu fiz dois finais nas últimas 30 páginas. Eu testei com alguns leitores a versão original, mas eu próprio estava insatisfeito. Então escolhi a segunda. Eu acho que agora está legal.
Primeiro eu faço uma versão. Não releio, a não ser o capítulo do dia. Depois, eu pego esse primeiro rascunho e vou relendo e recriando. Os personagens mudam de nome durante a história, as situações também...
I&C - Não há dogmas no que o sr. escreve, então?
Cristovão Tezza - Não. Depende muito da linguagem. As linguagens do "Trapo" e do "Juliano Pavollini", por exemplo, são substancialmente diferentes. "A Suavidade do Vento" é um livro estranho, não tem nada a ver com o restante.
I&C - Isso significa que o sr. ainda não encontrou um estilo próprio, único?
Cristovão Tezza - Eu tenho como tendência da um espaço muitogrande para as vozes dos meus personagens. É uma fantasia dizer que eles têm autonomia, mas o meu ideal seria uma voz que falasse por conta, que visse o mundo de outro modo, com outro olhar. Eu procuro trabalhar com esse contraponto. Não quero ser aquele narrador ditatorial que compõe uma parábola fechada.
I&C - Quando o sr. está escrevendo, continua lendo outros livros, ou procura isolar essa influência?
Cristovão Tezza - Alguns escritores são muito fortes. Eu evito ler quando... por exemplo, quando eu descobri (William) Faulkner, me deu uma vontade de sair escrevendo igual a ele. Outro escritor que é muito forte é o Rubem Fonseca. O Dalton Trevisan tem também uma linguagem fortíssima. E quem escreve tem, naturalmente, uma receptividade maior, é mais entregue à linguagem do texto alheio. Mas eu não tenho medo da influência. Ninguém está sozinho. A gente vem de mil ramificações. E eu sinto que tenho uma linguagem bem madura, bem própria.
I&C - Até agora, o sr. privilegiou personagens masculinas. O sr. não pensou em dar maior vazão a personagens femininas?
Cristovão Tezza - "O Fantasma da Infância", que vai sair, tem uma boa parte que é um diário escrito por uma mulher. É um risco literário. Eu tenho atração por personagens femininas, porque eu sei que é um desafio muito grande. Quando eu escrevi "Ensaio da Paixão", que é um livro de aprendizagem, dos anos 70, havia um monólogo de uma personagem, uma jornatista, mas estava muito inseguro e o estereótipo tomava conta.
I&C - Há algum livro seu que está na memória há muito tempo e ainda não foi escrito?
Cristovão Tezza - É o que eu pretendo escrever agora.
I&C - Qual é o tema?
Cristovão Tezza - É uma estória de amor, o tema mais difícil do mundo.
I&C - O senhor tem alguma coisa nova a dizer sobre o assunto?
Cristovão Tezza - Não sei. Isso eu vou descobrir quando escrever. Eu já tenho o título do livro, "Uma Noite em Curitiba".
l&C - Qual é a personagem feminina da literatura que mais o fascina?
Cristovão Tezza - É a Capitu. É difícil achar outra.
I&C - O Brasil está passando por uma entressafra de novos escritores. Na sua opinião, por que isso ocorre?
Cristovão Tezza - Em geral, o escritor, quando começa a aparecer no Brasil, já tem 50, 60 anos. Mas é uma preocupação pueril essa. A produção literária brasileira é um conjunto que vai ser sedimentado com o tempo. Há escritores extraordinártos que não são populares. Por exemplo,o Raduan Nassar. Ninguém discute a alta qualidade literária dos dois livros que ele publicou ("Um Copo de Cólera" e "Lavoura Arcaica"). Mas ele está praticamente restrito a uma elite intelectual. Não tem apelo popular.
I&C - Como o sr. trabalha diante da gíria? Em alguns livros seus percebe-se uma certa intromissão da gíria, e em outros ela está praticamente eliminada...
Cristovão Tezza - A gíria envelhece rapidamente. O uso da gíria vai depender do grau de imediatismo ou não do livro. Na minha literatura, a gíria está tendendo a desaparecer.
I&C - No caso do "Trapo", há, no entanto, uma linguagem própria. O livro foi escrito em 1982, lançado em 1988, e permanece atual.
Cristovão Tezza - Aí eu tive uma certa preocupação de marcar uma época, mas não por palavras avulsas. Havia uma preocupação com a mentalidade da época.
I&C - No "Trapo" o sr. tem momentos de liberalidade, muito mais que em outros livros seus, que são os textos do próprio Trapo. Parece que o sr. delegou ao Trapo a função de produzir textos que o sr. mesmo não produziria como autor.
Cristovão Tezza - É o doce pássaro da juventude. A origem do "Trapo" começou com poemas que eu escrevi. Eram brincadeiras poéticas que eu fazia. E eu pensava: "Eu não assino isso embaixo. mas alguém poderia ter escrito isso aqui". E eu acho que a linguagem romanesca minha depende muito disso.
I&C - Não é uma maneira muito cômoda de fugir de um possível fracasso?
Cristovão Tezza - Não é não. É uma maneira de eu descobrir qual é a minha linguagem.
I&C - Qual é a sua relação com a crítica? O sr. pensa nela?
Cristovão Tezza - Não. De maneira nenhuma. Pelo tempo de cadeira, eu não me incomodo em receber uma critica. Depois que o livro foi publicado, eu me interesso em saber qual a repercussão. É óbvio. Mas não sou capaz de me afundar de tristeza.
I&C - O sr. escreve diariamente?
Cristovão Tezza - De segunda a sexta-feira. Quando o romance engrena, são oito meses assim.
I&C - O sr. escreve à máquina ou no computador?
Cristovão Tezza - Hoje, no computador, mas escrevia à mão.
I&C - Utilizando o contputador, o sr. não se sente tentado a alterar o texto constantemente?
Cristovão Tezza - Não. As correções eu faço em uma cópia, em papel, no final do dia. Eu não confio muito no computador.
I&C - Qual é o futuro do livro?
Cristovão Tezza - O livro é eterno, não compete com outras formas de comunicação.


voltar