Correio Braziliense - Caderno Dois
Brasília, 7 de fevereiro de 1990



A busca da identidade e o fantasma da solidão

O escritor Cristovão Tezza vai receber uma das Bolsas Vitae para escrever um romance sobre a solidão humana

Regina Dalcastagnè

Escrever no Brasil nunca foi muito fácil. A falta de dinheiro implica falta de tempo, e a falta de tempo, um adiar constante de qualquer boa idéia. Claro que isso não impede o surgimento de bons escritores - eles produzem à noite, nos feriados e dias santos, nas férias ou mesmo quando se aposentam - mas certamente lhes dificulta a vida. Alguns conseguem escapar deste círculo vicioso momentaneamente, através de auxílios extra-oficiais. É o caso de Cristovão Tezza, que durante os próximos 12 meses vai receber um salário da Fundação Vitae para escrever seu novo livro.

Autor de sete obras publicadas, Tezza vai aproveitar a bolsa pra concretizar A suavidade do vento, romance que conta a história de um solitário professor de segundo grau no interior do Paraná. Leitor de Clarice Lispector no início dos anos 70, o personagem escreve um livro que lhe transtorna a vida. Com esse fio narrativo, Tezza pretende falar da solidão humana e de sua angustiada busca da identidade. Um meta-romance, numa temática fértil, que já ofereceu pelo menos uma obra-prima à literatura brasileira: A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins.

Cristovão Tezza nasceu em Lages (SC), em 1952. Com a morte do pai, sua mãe transferiu-se com os quatro filhos para Curitiba, onde ele voltou a residir em 1986. Nesse meio tempo, fez de tudo. Em 1971, entrava na Escola de Oficiais da Marinha Mercante, de onde sairia dez meses depois "por absoluta incompatibilidade com o ambiente militar". Daí, ia para o interior do Paraná participar da comunidade de teatro popular dirigida por Wilson Rio Apa. Nos anos seguintes viajou com o grupo por vários festivais de teatro amador. Em 1974, ele era aprovado pelo Convênio Luso-Brasileiro para estudar Letras em Coimbra. Chegando lá, em plena Revolução dos cravos, encontrou a universidade fechada. Então, foi para Frankfurt, trabalhar ilegalmente em firmas de limpeza: "Fiquei um tempo, ganhei dinheiro e voltei para o Brasil, para Antonina (PR), onde abri uma relojoaria chamada "Cinco em Ponto". Passei a consertar relógios até perceber que os japoneses já tinham acabado com a minha profissão artesanal há muito tempo".

Em 1977 Tezza se casava, fechava a relojoaria e mudava para o Acre, onde fez o vestibular de Letras. Para sobreviver, dava aulas em cursinhos, revisava, datilografava textos e cumpria meio expediente no escritório de advocacia de seu irmão. "Quando eu já estava quase me transformando num rábula interessante resolvi voltar para Curitiba, prosseguindo o curso de Letras na Federal. Formei-me em 1981, virei free-lancer, comprei um sobradinho pelo BNH e tive que devolvê-lo um ano depois". Fez pós-graduação em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionou ali como professor auxiliar e, mais uma vez, voltou para Curitiba, onde dá aulas de Língua Portuguesa, na Federal do Paraná.

Obras - Tezza começou a escrever em 1965, aos 13 anos de idade. Fazia poemas inspirado por Castro Alves, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Gonçalves Dias. "Ao mesmo tempo aprendia datilografia com um manual sebento - a s d f g - e, para praticar, copiava diálogos de revistas em quadrinhos, até que resolvi contar minhas próprias histórias, numa mistura de Walt Disney, Júlio Verne e edificantes lições de moral. Tudo isso na Floresta Amazônia, onde havia leões, como se sabe". Chegou a escrever algumas historinhas em fascículos, para vender aos colegas do ginásio, capítulo a capítulo. mas a empreitada fracassou: "Já naquele remoto tempo ninguém dava importância à cultura, à literatura. Nascia aí o escritor e sua choradeira típica".

Depois disso, em 1970, 1971 e 1972, Tezza escreveu três livros: O Papagaio que Morreu de Câncer, A Televida e A Máquina Imprestável. "Todos romances, todos imprestáveis, todos incinerados". Só sete anos mais tarde ele se aventuraria a publicar sua primeira obra, o romance Gran Circo das Américas - ainda um exercício narrativo. Logo depois sairia A Cidade Inventada, uma coletânea de contos, em sua maioria escritos em Portugal. Em 1981 era editado mais um romance, O Terrorista Lírico. A partir daí, Tezza entra no que ele chama de "maturidade literária". O primeiro romance dessa nova fase foi escrito em 1981 e publicado em 1986. É Ensaio da Paixão, onde um profeta solitário vive uma Paixão de Cristo sem roteiro nem platéia. O livro, inspirado em sua experiência no teatro, mistura o registro naturalista com o fantástico. Já em Trapo, de 1988, Tezza começa a descobrir sua própria linguagem literária. O livro conta a história de um jovem poeta suicida que deixa mil páginas inéditas nas mãos de um professor viúvo e arredio. Alternando os relatos dos dois personagens, o autor revela o descompasso entre os sonhos e a realidade urbana.

Aventuras Provisórias, romance publicado em 1989 e premiado no Concurso Petrobrás de Literatura Brasileira, tem uma estrutura completamente diferente de Trapo. É uma narrativa circular, que aprofunda algumas das obsessões do autor: a família, a solidão, as misérias da classe média, a ânsia de vôo dos que não têm asas. Depois dele veio Juliano Pavollini, que acaba de chegar às livrarias. É, sem dúvida, sua obra mais completa, onde Tezza diz ter abandonado seus demônios. Agora ele convida outros para participarem de seu novo livro, que ainda não está muito bem definido. De qualquer forma, ele poderá ser escrito com mais tranqüilidade que os anteriores: "Só fica um pequeno terror, mas esse carregamos pela vida: se o livro não prestar, que desculpa terei?"


voltar