Professor Cristovão
Gilberto de Castro


Quem conhece Cristovão Tezza de perto, e há bastante tempo como eu, sabe que atrás do alegre e agitado contador de estórias, filmes e de causos do dia-a-dia, existe um outro Cristovão que não é movido só pelos risos e palavras: ele também é dado ao silêncio, às vezes a silêncios prolongados, mesmo estando no meio de um grupo grande de pessoas.

À primeira vista, para quem observa apenas o escritor, os silêncios do Cristovão inevitavelmente devem levar a alguma nova invenção literária, ainda escondida da gente. Mas, além do literato, mora na cabeça do Cristovão, no meio dos silêncios, um outro sujeito - uma outra personagem -, que não cala apenas para pensar na literatura, mas também para refletir sobre a linguagem e tirar dela boas conseqüências teóricas e práticas. Deve ser daí que sai o Professor Cristovão, hoje também reconhecido autor de livros didáticos para o ensino do Português, tanto para o ensino Médio como para o ensino Universitário. É nesses livros que Cristovão, apesar da distância que faz questão de manter das discussões específicas sobre o ensino da língua materna, põe em prática toda a sua intuição e experiência com o ensino de linguagem. Experiência essa que foi adquirida, como ele mesmo sempre reconhece, em grande parte na sua carreira de revisor e professor particular de português. Foi primeiramente, e principalmente, nas aulas solitárias de redação que ele ministrava para os seus alunos particulares - aulas que o ajudaram a sobreviver e a esperar o amadurecimento do escritor - que Cristovão aprendeu a projetar e a responder às tantas dúvidas dos seus futuros alunos da Universidade e leitores de seus livros didáticos. E essa contribuição do Cristovão, sempre em parceria com o amigo Faraco - seu eterno orientador, como ele gosta sempre de dizer -, dada à modernidade de sua concepção, além da eficácia com que tem ajudado na educação lingüística e textual de muitos alunos, com certeza, de quebra, serve como mote inspirador a toda uma nova geração de livros didáticos de qualidade que ainda está por vir.


Gilberto de Castro é professor de metodologia do ensino da língua portuguesa na UFPR e doutor em lingüística pela USP.


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