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Professor
Cristovão
Gilberto de Castro
Quem
conhece Cristovão Tezza de perto, e há bastante tempo como eu, sabe
que atrás do alegre e agitado contador de estórias, filmes e de
causos do dia-a-dia, existe um outro Cristovão que não é movido
só pelos risos e palavras: ele também é dado ao silêncio, às vezes
a silêncios prolongados, mesmo estando no meio de um grupo grande
de pessoas.
À primeira vista, para quem observa apenas o escritor, os silêncios
do Cristovão inevitavelmente devem levar a alguma nova invenção
literária, ainda escondida da gente. Mas, além do literato, mora
na cabeça do Cristovão, no meio dos silêncios, um outro sujeito
- uma outra personagem -, que não cala apenas para pensar na literatura,
mas também para refletir sobre a linguagem e tirar dela boas conseqüências
teóricas e práticas. Deve ser daí que sai o Professor Cristovão,
hoje também reconhecido autor de livros didáticos para o ensino
do Português, tanto para o ensino Médio como para o ensino Universitário.
É nesses livros que Cristovão, apesar da distância que faz questão
de manter das discussões específicas sobre o ensino da língua materna,
põe em prática toda a sua intuição e experiência com o ensino de
linguagem. Experiência essa que foi adquirida, como ele mesmo sempre
reconhece, em grande parte na sua carreira de revisor e professor
particular de português. Foi primeiramente, e principalmente, nas
aulas solitárias de redação que ele ministrava para os seus alunos
particulares - aulas que o ajudaram a sobreviver e a esperar o amadurecimento
do escritor - que Cristovão aprendeu a projetar e a responder às
tantas dúvidas dos seus futuros alunos da Universidade e leitores
de seus livros didáticos. E essa contribuição do Cristovão, sempre
em parceria com o amigo Faraco - seu eterno orientador, como ele
gosta sempre de dizer -, dada à modernidade de sua concepção, além
da eficácia com que tem ajudado na educação lingüística e textual
de muitos alunos, com certeza, de quebra, serve como mote inspirador
a toda uma nova geração de livros didáticos de qualidade que ainda
está por vir.
Gilberto de Castro é professor de metodologia
do ensino da língua portuguesa na UFPR e doutor em lingüística pela
USP.
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