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PRÁTICA
DE TEXTO
para estudantes universitários
Carlos Alberto Faraco & Cristovão Tezza
8ª Edição, Revista e Ampliada
Editora Vozes, 2001
A proposta dos autores desta Prática - agora em edição
totalmente revista e consideravelmente ampliada - é resultado
de muitos anos de experiência com textos de estudantes universitários.
O seu princípio é a idéia de que o trabalho
com a linguagem escrita será mais eficiente se acompanhado,
sempre, de reflexões lingüísticas que localizem
a língua-padrão no universo das lingaugens sociais
e, ao mesmo tempo, situem o seu usuário como parte integrante
do ato de escrever.
Além da seleção de textos teóricos
que discutem o conceito de variedade lingüística e
língua-padrão, representando uma pequena introdução
à questão da língua portuguesa no Brasil,
em sua parte prática o livro toma como uma de suas referências
básicas a linguagem dos principais jornais e revistas que,
queira-se ou não, representam boa parte da língua
padrão real brasileira de hoje. Nos aspectos estritamente
gramaticais - que ganham nesta edição um capítulo
exclusivo com os principais tópicos e grande número
de exercícios -, procurou-se sempre destacar as variáveis
relevantes da produção de textos, como oralidade,
intenção, destinatário, veículo, etc.
Neste sentido, abordou-se também a linguagem da Internet,
que representa hoje um espaço significativo (e cada vez
mais presente) do contato dos jovens com a linguagem.
Articulando-se como um grande roteiro de produção
de textos para professor e aluno, sempre acompanhado de exercícios,
esta Prática evita a simples reprodução e
aplicação de normas, colocando a noção
de texto numa perspectiva muito mais ampla do que os limites estreitos
das regras de composição das frases. O texto, aqui,
é compreendido como uma realidade que ultrapassa as fronteiras
"do que está escrito". A hipótese dos
autores é a de que a quebra da postura meramente normativa
diante dos fatos da língua é o primeiro passo para
que a atividade de escrever ganhe uma significação
realmente transformadora para quem escreve.
Os autores
CARLOS ALBERTO FARACO é mestre em Lingüística
pela Unicamp e Doutor em Lingüística pela Salford
University, Inglaterra. Foi professor de português no Ensino
Médio em Curitiba, professor do Departamento de Lingüística
e Reitor da Universidade Federal do Paraná. Além
de livros didáticos escritos com David Mandryk e Cristovão
Tezza, é autor de Lingüística histórica
(Ática) e Escrita e alfabetização
(Contexto). Publicou também vários estudos sobre
o pensador russo Mikhail Bakhtin, sendo o mais recente Linguagem
& Diálogo: as idéias lingüísticas
do Círculo de Bakhtin (Criar Edições).
CRISTOVÃO TEZZA é escritor, autor dos romances
Breve espaço entre cor e sombra, Ensaio da paixão,
Juliano Pavollini, Trapo e Uma noite em Curitiba (Rocco),
entre outros. Doutor em Literatura Brasileira (USP), e professor
de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná,
há vários anos trabalha com prática de texto
nos cursos de Letras e de Comunicação Social. Na
área acadêmica, é autor de Entre a prosa
e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo (Rocco).
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