PRÁTICA DE TEXTO
para estudantes universitários

Carlos Alberto Faraco & Cristovão Tezza

8ª Edição, Revista e Ampliada
Editora Vozes, 2001

A proposta dos autores desta Prática - agora em edição totalmente revista e consideravelmente ampliada - é resultado de muitos anos de experiência com textos de estudantes universitários. O seu princípio é a idéia de que o trabalho com a linguagem escrita será mais eficiente se acompanhado, sempre, de reflexões lingüísticas que localizem a língua-padrão no universo das lingaugens sociais e, ao mesmo tempo, situem o seu usuário como parte integrante do ato de escrever.

Além da seleção de textos teóricos que discutem o conceito de variedade lingüística e língua-padrão, representando uma pequena introdução à questão da língua portuguesa no Brasil, em sua parte prática o livro toma como uma de suas referências básicas a linguagem dos principais jornais e revistas que, queira-se ou não, representam boa parte da língua padrão real brasileira de hoje. Nos aspectos estritamente gramaticais - que ganham nesta edição um capítulo exclusivo com os principais tópicos e grande número de exercícios -, procurou-se sempre destacar as variáveis relevantes da produção de textos, como oralidade, intenção, destinatário, veículo, etc. Neste sentido, abordou-se também a linguagem da Internet, que representa hoje um espaço significativo (e cada vez mais presente) do contato dos jovens com a linguagem.

Articulando-se como um grande roteiro de produção de textos para professor e aluno, sempre acompanhado de exercícios, esta Prática evita a simples reprodução e aplicação de normas, colocando a noção de texto numa perspectiva muito mais ampla do que os limites estreitos das regras de composição das frases. O texto, aqui, é compreendido como uma realidade que ultrapassa as fronteiras "do que está escrito". A hipótese dos autores é a de que a quebra da postura meramente normativa diante dos fatos da língua é o primeiro passo para que a atividade de escrever ganhe uma significação realmente transformadora para quem escreve.

Os autores

CARLOS ALBERTO FARACO é mestre em Lingüística pela Unicamp e Doutor em Lingüística pela Salford University, Inglaterra. Foi professor de português no Ensino Médio em Curitiba, professor do Departamento de Lingüística e Reitor da Universidade Federal do Paraná. Além de livros didáticos escritos com David Mandryk e Cristovão Tezza, é autor de Lingüística histórica (Ática) e Escrita e alfabetização (Contexto). Publicou também vários estudos sobre o pensador russo Mikhail Bakhtin, sendo o mais recente Linguagem & Diálogo: as idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin (Criar Edições).

CRISTOVÃO TEZZA é escritor, autor dos romances Breve espaço entre cor e sombra, Ensaio da paixão, Juliano Pavollini, Trapo e Uma noite em Curitiba (Rocco), entre outros. Doutor em Literatura Brasileira (USP), e professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Paraná, há vários anos trabalha com prática de texto nos cursos de Letras e de Comunicação Social. Na área acadêmica, é autor de Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o formalismo russo (Rocco).



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