REVISTA LETRAS
Publicação do Curso de Letras do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná.
Nº 37 - 1988 - pp. 293-304

TEZZA, Cristovão. Trapo. São Paulo, Brasiliense, 1988.

Elisa Campos de Quadros

A publicação de Trapo pela Editora Brasiliense é auspiciosa por várias razões. A literatura brasileira anda francamente em baixa no mercado editorial. Os editores preferem investir em obras e autores cuja vendagem já vem assegurada pelo sucesso fora do Brasil. Além disso, este novo livro traz um sopro original e embora estivesse pronto desde 1982, não perdeu nada de sua atualidade enquanto ficou em compasso de espera para publicação. Perdemos nós os leitores que não pudemos apreciá-lo antes.

Trapo é diferente, agarra o leitor em laços de terna e comovida simpatia, porque, cheio de humanidade, mistura amargura e humor em dosagem perfeita. Servido por esplêndida técnica narrativa, moderna e ágil, o texto apodera-se verdadeiramente do leitor, que passa a comungar, de estalo, com os dramas dos poucos personagens que habitam aquele espaço ficcional. Aliás, também a crítica especializada não lhe regateou aplausos. "Rara competência", escreveu a seu respeito o crítico carioca Esdras do Nascimento, no jornal O Globo. "Dono de uma narrativa saborosa e envolvente" afirma, em artigo, a revista Veja. "Sua narrativa é fluente e sedutora" comenta o Prof. Carlos Alberto Faraco em O Nicolau. "Cristovão Tezza se realiza no romance" confirma Adélia Maria Lopes, entrevistando-o para o jornal O Estado do Paraná.

Tezza não é um escritor principiante, muito pelo contrário, avolumam-se já os títulos de sua autoria: O Terrorista Lírico, A Cidade Inventada, Gran Circo das Américas, Ensaio da Paixão. Tendo sido premiado em concurso da Petrobrás, terá proximamente sua obra Aventuras Provisórias lançada pela Editora Mercado Aberto. Atualmente está às voltas com sua mais recente criação, Juliano Pavollini.

Realmente o autor possui grandes méritos literários, mas é em Trapo, particularmente, que demonstra sua agudeza, penetração e inteligência, com pleno domínio de recursos expressivos, ao selecionar os dados essenciais de sua criação e deles dispor a seu talento.

A temática da obra é de natureza eminentemente urbana. O mundo urbano, povoado de pessoas voluntariosas, violentas e obstinadas, é o palco onde, inconsciente ou, pelo menos, involuntariamente, os seres destroem a própria e a alheia felicidade. O tratamento dessa temática é marcado pela capacidade singular do escritor de devassar a condição humana na sua miudeza cotidiana. Ressalta ai a preocupação em sondar, explicar e desvendar mistérios e inquietações, incertezas e conflitantes forças que desnorteiam o espírito dos indivíduos e alteram os rumos de cada destino. São reflexões sobre a vida, o mundo, a grandeza e a mesquinharia.

O metabolismo do romance é imposto por um espírito notoriamente anticonvencional. Em vez de reproduzir a história, narrando-a, o narrador cria. Uma criação que se faz espontânea, a partir de cada lance. Uma descoberta leva a outra, um fato pedindo o seu desdobramento ou sugerindo a presença de uma variante. Ao final do livro, o leitor percebe que o que acabou de ler é o projeto de um romance esboçado, pelo narrador, durante a narrativa. A obra fora concluída e... ja lida.

Numa magistral análise do comportamento e dos estados de alma, Cristovão Tezza traça os perfis psicológicos de um rapaz e de um velho professor, opondo em discursos distintos suas distintas personalidades. Com o emprego de interessante processo narrativo e lingüístico, a obra alterna em contraponto, duas narrativas. Uma, de caráter episódico, é construída pelo registro das desvairadas cartas de Paulo, jovem rebelde que se autodenominava Trapo e que se suicidara. Outra, de caráter orgânico, constituída pelos eventos que se passam com o pacato e acomodado Prof. Manuel, desde que entra em contato com os escritos do jovem suicida.

As personagens, muito bem delineadas, não são introduzidas, apresentadas. Aparecem "ex-abrupto", expõem ação e pensamento, julgam-se e são julgadas. São surpreendidas como são, sem o interesse de torná-las heróis ou anti-heróis. São personagens divididas entre o desespero, a volúpia sincera do amor, o comodismo insípido, o abismo moral e a perplexidade. Percebem ser, o que não desejavam ser, concluíndo que viveram uma vida opaca, destituída de grandeza.

A herança literária de Trapo chega ao Prof. Manuel por intermédio de Izolda, mulher de modos rudes e aparência vulgar, dona da pensão onde o rapaz viveu e morreu. O velho professor, posto em desassossego pelos escritos, olha-os inicialmente com timidez e desconfiança, depois com admiração e amor. Começa a valorizar a vida quando espreitado pela morte do jovem. Trapo passa a integrar e transformar a existência do professor. Manuel desperta para conhecer a sua própria solidão, o que o leva a redimensionar o ramerrão cotidiano. Nesse estado de espírito caminha por dentro de si mesmo, auto-analisa-se, recompõe várias etapas da jornada de sua trajetória. Recapitula, evoca, critica-se, vai do seu ego ao dos outros. Enxerga-se tal como é: um tipo produzido aos milhões de exemplares. Um sujeito de existência cinzenta, alimentado por esperanças e anseios que a vida, lentamente se empenhou em sufocar.

Além de sua sincera paixão por uma jovem misteriosa, cuja voz jamais se ouve na narrativa, os escritos de Trapo encerram praticamente toda sua biografia. A existência atribulada de um rapaz de 20 anos, amante da literatura, criador da "mata poesia" e do "Realismo Fossálico". Um jovem que prega, acima de tudo, o direito de ser o que é e como é. Um insubmisso à ordem imposta e às limitações que contrariam a natureza humana. As cartas expressam um protesto veemente contra a estupidez dos homens em suas várias manifestações. Em versos tradicionais ou de vanguarda ou ainda desenvolvendo extravagâncias filosóficas, numa linguagem, às vezes, estapafúrdia de poeta drogado, Trapo se rebela, principalmente, contra a sociedade institucionalizada que não escuta nem, se escutasse, entende os sonhos, os anseios, o inconformismo. Em vida o jovem debateu-se contra disciplina hipócrita, o moralismo de fachada, a mediocridade burguesa da vida cotidiana numa cidade fechada e preconceituosa como Curitiba. Gota a gota os textos destilam os horrores dos tormentos interiores, dos ódios cultivados reciprocamente e que provocam a também recíproca destruição. Trapo não se reconcilia com a vida: morre. Suicida-se misteriosamente. Sua imolação, porém, não é vã. Os escritos que deixa transmitem o perigoso poder da palavra. Constituem o sortilégio mediante o qual Manuel se transforma, muda o seu destino e aproxima-se de Izolda. A literatura é "uma arma e, do mesmo modo que o revólver, mata, assalta, corrompe e faz justiça com as próprias mãos", diz Paulo em uma carta. A aproximação absolutamente casual de Trapo, Prof. Manuel e Izolda, representa a busca da justa proporção que, afinal, a palavra escrita oportunizou.

Essa narrativa densa e bem construída, confirma a vocação de bom escritor de Cristovão Tezza. Dá prazer ao leitor mais exigente. Ë mais do que uma boa construção sobre uma boa idéia. Dispensa genealogia e pósfácio.




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