ZERO HORA
Porto Alegre, 7 de fevereiro de 1995


Dois personagens de mesmo nome e substância


Jerônimo Teixeira


O Fantasma da Infância
parte de uma idéia inusitada: um anúncio classificado pede os serviços de um escritor. Coincidentemente (ou não), André Devinne, o digitador que trabalha no caderno de classificados, é um escritor obscuro que vislumbra sua oportunidade definitiva naquele emprego perdido entre ofertas de bicicletas usadas e garotas de programa. A habilidade narrativa de Cristovão Tezza se afirma já na primeira página de seu oitavo romance. É um curioso fluxo de consciência, em que anúncios de formulários contínuos e títulos de capitalização se mesclam às velhas frustrações e às novas esperanças de André Devinne.

A cena inicial, situada em Curitiba, ocupa duas escassas páginas. Abre-se um novo capitulo, e o narrador, agora em terceira pessoa, informa que "André Devinne é um homem de substância ingênua". Estamos em Florianópolis, e o leitor, desconcertado, demora um pouco a perceber que não é o mesmo André Devinne.

O André Devinne de Curitiba é pobre e verdadeiramente ingênuo. No seu passado, tem um casamento fracassado com uma estudante de psicologia, Laura. O André Devinne de Florianópolis é rico e ambiguamente ingênuo. É casado com uma artista plástica, Laura, e no seu passado tem outro nome e outra história, relembrada pela incômoda visita do ex-presidiário Odair, seu amigo (ou melhor, fantasma) de infância.

No imbricamento das duas narrativas, Tezza consegue uma notável peça de ficção sobre a vitória do cinismo, revestida de uma pesada nota trágica na história de Florianópolis e de um tom de farsa inocente no happy end canalha de Curitiba. No entanto, um certo desnível de interesse se estabelece entre as duas narrativas quando entra em cena o "doutor" Cid, um empresário do narcotráfico.

Cid é uma espécie de PC Farias com doutrina filosófica. Funciona como contraponto para o personagem escritor. Paródia de autor fracassado, André Devinne usa a enlameada auréola de artista marginal para justificar suas covardes derrotas. Cid desmonta, uma a uma, estas pretensões de outsider programático. Persiste, porém, uma certa inverossimilhança neste empresário do crime que reprova o exibicionismo cafona dos bicheiros do Rio mas usa um dente de ouro. Sobretudo, Cid (talvez até para compensar sua relativa inconsistência) fala demais. Quando este personagem verborrágico aparece, o leitor conta as páginas que faltam para chegar novamente aos jogos de hipocrisia e chantagem dissimulada que sufocam o André Devinne de Curitiba.




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